sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

O Rei do Brega..


O cantor Reginaldo Rossi morreu às 10h desta sexta-feira,  20/12/2013, aos 69 anos, por falência múltipla dos órgãos. Considerado Rei do Brega, o artista estava internado desde o dia 27 de novembro no Hospital Memorial São José, em Recife, após sentir fortes dores no peito.


  Fica aqui minha singela homenagem..

"Garçom,aqui, nessa mesa de bar, Você já cansou de escutar, Centenas de casos de amor”      (Garçon)


 “E tudo que a gente transava, Eram três, quatro cubas, Eu era a raposa, Você era as uvas, Eu sempre querendo teu beijo roubar”    (A Raposa e as Uvas)

“Ficava sussurrando junto ao meu ouvido, Mentiras misturadas com o seu gemido, E eu acreditava na sua palavra, Leviana!”
                                (Leviana)










“Dizem que o seu coração, Voa mais que avião
Dizem que seu amor, Só tem gosto de fel, 
Vai trair o marido em plena lua de mel”     
                  (Em Plena Lua de Mel)




.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Não Deixe o Amor Passar (Carlos Drummond de Andrade)




"Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida.
Se os olhares se cruzarem e, neste momento, houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.
Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante, e os olhos se encherem d’água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês.
Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Deus te mandou um presente: O Amor.
Por isso, preste atenção nos sinais - não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: O AMOR."


.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

O monge e a vaca..


Um monge e seu discípulo seguiam caminho pela montanha, em direção a um mosteiro onde permaneceriam por um ano. Com a aproximação da noite, procuraram um lugar onde pudessem pernoitar. Logo adiante avistaram uma casinha isolada, simples e rústica, onde morava uma família muito pobre. O monge pediu à família um quarto onde pudessem dormir e seguir viagem na manhã seguinte.

        O dono da casa, muito solícito, ofereceu um pequeno quarto disponível, mas se desculpou por não ter cama nem nenhum tipo de conforto. Era apenas um chão forrado de palha. O monge disse que só aquilo já estava ótimo. Na manhã seguinte foram tomar o desjejum. À mesa havia apenas um pouco de leite, queijo e um mingau ralo. Novamente o dono casa se desculpou por não poder oferecer uma refeição melhor e o monge respondeu dizendo que, para eles, aquilo era um banquete. Enquanto comiam, o monge perguntou ao dono da casa:
        – Neste lugar não há sinais de comércio ou trabalho. De onde vocês tiram seu sustento?
         O dono da casa respondeu:
        Ah, temos aqui atrás da casa uma vaquinha milagrosa. Ela nos dá muito leite todos os dias e, com isso, conseguimos fazer queijo, coalhada e mingau. E dessa forma vamos sobrevivendo.
        O monge agradeceu a hospitalidade e, junto com o discípulo, seguiram viagem. Haviam andado poucos metros quando o monge parou, deu meia-volta, contornou a casa e soltou a vaquinha do pasto. Levou-a até o precipício e, então, atirou o animal lá de cima. O discípulo, espantado e revoltado com o mestre, exclamou que ele havia acabado com a única fonte de sustento da família que os hospedaram tão gentilmente. O mestre não disse mais nada e, em silêncio, rumaram para o mosteiro.

        Passado um ano, o monge e seu discípulo resolveram retornar à cidade e, para isso, teriam que percorrer o mesmo caminho por onde vieram. Descendo as encostas da montanha e com a noite se aproximando, resolveram procurar um lugar para passar a noite. Foram, então, em direção à casinha rústica da família que os hospedara antes. Chegando lá, viram que o lugar estava diferente. A casa da qual lembravam não existia mais. No lugar, um belo casarão, bem pintado e decorado despontava na paisagem, juntamente com diversas carroças e um agradável jardim.
        Chamaram pelo dono da casa e este os veio receber. Era o mesmo homem de antes, porém estava mais bem nutrido, feliz e suas roupas não eram os trapos de antes. Acolheu os monges com um largo sorriso e ofereceu-lhes um quarto que, desta vez, era maior, mobiliado e com duas camas confortáveis.
        Pela manhã, no café, serviram suco, frutas, pães, queijos, ovos e outras guloseimas. Enquanto comiam, o monge perguntou ao dono da casa:
–        Neste lugar não há sinais de comércio ou trabalho. De onde vocês tiram todo seu sustento?
O dono da casa respondeu:

        Ah, ocorreu uma tragédia conosco há um ano. Nossa vaquinha leiteira, única fonte de sustento da família, se soltou do pasto e caiu no precipício. Entramos em grande aflição e nos vimos obrigados a procurar outras formas de nos manter. Assim, aprendemos a plantar e cultivar diversas frutas e hortaliças, começamos a fazer produtos próprios e comercializá-los lá na cidade. Assim, graças à perda da nossa vaquinha, hoje temos uma vida muito melhor do que antes.
_______________________________________________________________________________
        Bem, creio que o texto é quase que auto-explicativo, mas pense bem se você não está dando valor demais para algo ou alguém, fazendo desse algo ou alguém uma vaquinha, e se aprisionando em uma vida pobre, ou se não está sendo a vaquinha de alguém, não somente sendo consumido, mas também proporcionando uma vida pobre a quem ama. Ninguém é insubstituível, então não tente consertar tudo no mundo.. Muitas vezes tudo o que o outro precisa, definitivamente, não é a vaquinha..



.

sábado, 14 de dezembro de 2013

Acordo atualizado.. para decreto!!

        Há quase quatro anos eu escrevi o texto abaixo, mas com as ideias daqueles tempos, e hoje percebi que algumas (ou muitas) coisas mudaram, inclusive parte dessas coisas que gosto ou não.. então achei justo atualizar esse decreto..
        Mas começando pelo começo, por aqueles dias eu vi uma pessoa dizendo o que queria, e nunca descobri se ela conquistou tudo o que pediu, ou se também mudou seu acordo, mas achei do mais puro bom senso o decreto do que se quer, pois realmente sendo poesia ou não, que é mais a vida senão poesia.. ou não? Resolvi exercitar meu lado ideológico-neoplagista e colocar o que eu quero ou não.. facilitar um acordo antemizade!! Será que terei mais sucesso desta vez, ao mostrar aqui mais algumas coisas que não sabes, ou que deverias saber sobre mim? Meu futuro a Deus pertence, mas a parte que reinvidico eu continuo deixando claro!!


        Eu gosto de pessoas independentes.. por isso, vez sim e outra não, faça as suas coisas do seu jeito, então às vezes resolva a situação, mas pode vir pedir minha opinião, gosto disso. Mas o que diz respeito a nós, essas eu quero saber, opinar e decidir.. Se você quiser diferente me diga, e se eu concordar, decido diferente então. Eu não aceitarei de verdade tudo que você diz, mas algumas vezes fingirei que aceitei, mas não gosto, jamais, ouça bem: eu não gosto e jamais perderei minha paciência tentando te convencer do contrario. Meus olhos falam por mim.. terás que saber a medida certa.. Mas não me incomodarei quando vier com aquele pote fácil de abrir, dizendo que não consegue, e que retribua meu "esforço" com um beijinho..
        Quero que goste de festas e ame casa sempre cheia de pessoas que amamos, mas vai ter dias que quero você em casa sem nem sequer pôr o pé para fora dessa casa e ver gente com quem eu ou você não tenhamos tanta intimidade, é só você fingir que entende meus motivos, e eu fingirei que entendo os seus, e tudo vai estar certo.
        Eu rirei de suas piadas sem graça, não me incomodarei com a sua mania de repedir quatrocentas vezes a mesma música e não acharei esquisito quando você disser que não está a fim de ir a uma loja. Mas não queira que eu não vá. Eu mesmo não gosto de shopping.. Nesse tocante sou prático: Entro, compro e saio. Mas terá o dia em que vou querer passear lá, vou querer um lanche naquele fast-food, ..
        Em geral quero que seja uma pessoa muito educada e tranquila, mas saiba que eu, de vez em quando, quero que se transforme em uma diabinha, e não adianta dizer que você não acredita nessas coisas porque eu sou a prova viva de que diabinhos realmente podem existir.. mas quando eu desconfiar que seu humor, de vez em quando, não esta lá essas coisas, já sei: Ter paciência! No geral, quero uma dama na mesa e uma puta na cama.. e que mal há nisso? Quero que goste de minhas carícias, e de ser uma rainha e uma escrava em uma só criatura, quero que goste quando sou rude, e muito rude, e goste quando sou manso, e goste quando aceito, e quando nego, e quando deixo, e também quando eu  proíbo, e mesmo quando eu mando!! E estaremos acertados.. Sua obediência deve ser por amor, mas se nao tiver amor, não mandarei mais.. e principia o fim..
        Às vezes eu quero que me ligue no meio da tarde ou em plena madrugada só para dizer um ‘eu te amo’, e se eu não estou sentindo o mesmo naquele momento, ou estou cansado, de mau humor, não responderei ‘eu também’, simplesmente não direi nada! Tem dias que eu sou assim e pronto! Não quero melodrama por falta de falsidade!!
       Saber que eu tenho um Deus e confio Nele, que Ele me dá forçar, me dá alegria, aliás Ele me deu tudo que tenho, inclusive você para eu poder compartilhar esse momento, e que eu JAMAIS permitirei que qualquer pessoa venha  tentar balançar a minha fé Nele. Meus pecados cabem a mim, meu julgamento e minha salvação somente  a Ele!!
        Eu literalmente não gosto de limpar nada dentro de casa, na verdade, eu gosto mesmo é de exercitar o meu lado de cheff, meu lado gourmet, então vamos combinar uma coisa: você cuida da casa e eu cozinho para nós. Sabes que não gosto mais de usar camisas, mas as vezes eu curto, e ternos e essas coisas de robozinho. Mas quando usar, quero minha camisa impecável!! Quero que todos invejem, e eu saberei que fez com amor.. o Miojo eu ainda gosto dele quebrado em seis partes, mas gosto mais ainda quando quebrado em dez partes.. e se for aquele apimentado, melhor ainda!! Combina comigo!!
        E terão dias que você realmente vai querer ficar sozinha. Eu vou querer saber se realmente não tem nada a ver comigo. Terás que me fazer entender. Aliás, eu não sou do tipo egocêntrico, sei que muitas coisas não vão ter nada a ver comigo, mas é bom você logo me avisar, pois fico nervoso com uma explicação insegura.
        Em certos momentos eu quero que você banque a doida e faça de tudo para eu desistir de você, fale do que eu não sei, diga que não vai se casar nunca e que não quer ter filhos com ninguém, diga que nós não combinamos em nada e que eu não devia estar contigo.   Mas tudo isso é só para dizer depois que é louca por mim! Diga que me ama, que me quer.. E se eu estiver chateado com seus atos, lembre-se que eu não me esqueço das coisas boas que você me faz, mas não é fácil  pra ninguém esquecer essas coisas que chateiam. Injeta em minha veia dois litros de amor e carinho, agora!! Isso apaga dois quilos de chateação!! Mas não deixe para depois.. nunca.. nunca.. nunca.. é como água no ferro, quanto mais tempo deixa, mais difícil de tirar a ferrugem. Venha, mas venha agora, tenha um fiho comigo, mas eu quero mesmo dois. Terão seus olhos, lindos!!
        Eu terei ciúme de muitos dos seus amigos, mas nunca tenha ciúme de minhas amigas, e quero que saiba que simpatizarei com suas amigas. Sou assim, de fácil amizade.. Você deve saber que faço amizade com o executivo, e com o mendigo, e com o cachorro do mendigo.. faço amizade com o passarinho da árvore, com o gato que se preparava para o bote, e até com aquele pé de planta de não sei o quê que nasceu no meio do quintal..
        Saiba que vou te ligar ou mandar meu recado antes de dormir pra que você, querendo ou não, sonhe comigo. Você tem que gostar de verão e amar carnaval. Gostar de praia, de campo e de cidade.. e gostar de Rock'n'roll.. Eu gosto de música caipira, gosto de marrequinho, e de cerveja gelada no fim do dia.
        Sei que haverão dias ruins, em que você vai implicar com grande parte das minhas manias que você dizia adorar, e das coisas que eu faço. Mas quero também que tenham finais de semana, feriados, férias, onde tudo que você queira sou eu para sempre. Mesmo sabendo que isso de querer uma coisa para sempre é difícil para você, mas terá que se esforçar.. Também gosto de paparico..
        Quero beijo encostado na árvore, abraçar no meio da rua, sentir sua pele na minha, cruzar seus dedos nos meus, olhar dentro dos seus olhos, quero você olhando nos meus, quero encostar de leve e te pegar com força.. quero sim apertar a sua bunda, e teus seios, te lamber de leve pra não esquecer o gosto.. ver seus olhos virando, te fazer rir, e quando te fizer chorar, é pra poder afagar.. e novamente te fazer sorrir. E depois de transar ou de fazer amor, sentir novamente a sua pele macia, quero você em meu peito, e nem tente se virar de costas, pois vou te abraçar por trás.  Quero poder deixar meu bilhetes escondidos, e ler os teus, e mostrar ao amigos só pra fazer inveja.. Quero te abraçar, e te abraçar pela cintura, te levar naquele motelzinho barato e fazer valer a pena mesmo assim.. E se gosta de amor, vamos fazer amor, muito amor.. mas tem dias que vou querer só transar mesmo, sem medo e sem culpa, dar e receber prazer por prazer.. café e janta!!
        Eu sempre me arrependi das coisas que não fiz, mas nunca das que eu fiz, então quero que saiba que muitas vezes eu irei de leve, descomplicado, cheio de amor, e que chegarei atrasado, e adiantado. Muitas vezes antes ou depois, porque eu não tenho pressa, mas quero para ontem, pois sei que a vida é curta, mas não sou padrão, não entendo bem isso de tempo, e sei que mesmo eu demorando, você estará a me esperar. Pois irei para ti, para suas manias, chatas ou não, e seu jeito desorganizado ou metódico. Chegarei para te tirar de órbita e te deixar no lugar onde você sempre quis estar. Quero te colocar pressão para que sejas forte, e te dar amor para que sejas doce!! Vou te por em xéque para que saibas que já és minha, pois não sabes disso ainda, mesmo não aceitando e querendo fugir. Farei ser escrava e rainha numa única mulher, e seu coração baterá forte por isso!!
        Enfim.. quero que tente por sí só entender a letra "i", pois o pingo eu já expliquei..

TEMOS UM ACORDO???

Um dia parei pra pensar..





Algumas vezes temos aqueles momentos, de tempos em tempos, em que paramos para pensar na vida. Alguns chamam de crise, crise dos 30, dos 40, crise dos 41, dos 42, dos 43... Mas há também aquelas datas ou tempos que são quebrados, bem no meio. Há também grande contradição se essa reflexão trás somente ideias de perda de um tempo, ou de que uma fase boa da vida se passou, que se está envelhecendo, blá blá blá. Então eu creio que essas datas nem sempre são crises. Outro dia, conversando com um velho amigo, o Antero, este me disse que quando completou 35 anos, bem no dia de seu aniversário, parou pra pensar na vida. Foi algo automático. Após uma festa surpresa, daquelas que ele não gostava, depois que os últimos “convidados” se foram, isso lá pelas 2 horas da matina, Antero abriu uma Heineken e sentou-se na ponta da escada que levava ao terraço. Um jeans surrado, aquele chinelão já todo rachado, e sua Heineken. Por um momento Antero começou a ter pensamentos negativistas, destes que todos costumam ter, mas ao ver aquela imagem a sua frente, as luzes da cidade acesas, olhando o brilho dos faróis, um gole de cerveja.. Aquele era um dos momentos que ele mais gostava. Sua roupa preferida de final de dia, sua cerveja preferida, e sua visão preferida da cidade, bem a sua frente. Era um mar de luzes, cintilando de tal forma que ele podia ouvir o som dessas luzes. Sobre sua cabeça um avião seguia, muito, mas muito alto, sentido oeste. É uma rota regular, pois de dois em dois minutos outro avião passava no mesmo lugar, fazendo uma fila no céu. Tudo aquilo era mágico, pois trazia uma paz, e naquele momento todos os seus problemas se evaporavam. Disse ele que, naquele momento sublime, compreendeu que levou 35 anos para compreender algumas coisas em 1 minuto. Lembrei-me de uma frase que li em uma revista de bordo da 



Vasp, cujo autor não me lembro, lá por 1989,  que dizia algo como: “Só preciso de um copo de whisky para ficar bêbado, só não me lembro se o 14° ou 15°...” Memorável...  Acho que o 14° whisky é como o marco dos 35 anos. Para o Antero todas as crises passaram a ser momentos de reflexão apenas, que devem ser vividos em paz, em silêncio e sozinho, sem qualquer interferência, usando aquela melhor roupa surrada e com sua cerveja favorita. Eu estou chegando no momento de reflexão dos 39 anos, antecipei o dos 40 pois não sei esperar, e já de antemão posso dizer que o saldo é positivo. Nem todo feliz, mas positivo, e o melhor (ou pior): às vezes me sinto com 29. Bom, melhor não adiantar tanto minhas reflexões, afinal de contas, o tempo já é implacável o suficiente.. A você, só posso desejar que viva, pois a vida se encurta a cada momento, desde quando nascemos..