domingo, 12 de junho de 2011

Macaco velho não põe a mão em cumbuca



Você já ouviu essa expressão? De certo sim. Mas sabe como ela surgiu?

Na Índia, os caçadores pegam um coco e fazem um furo no mesmo, e enterram-no com esse furo aparecendo. Depois pegam uma banana, ou um objeto atraente, como um pedaço de plástico colorido e brilhante, e colocam dentro do coco, disfarçando para o macaco não ver ele escondendo o "tesouro". Claro que o intuito é fazer com que o macaco veja o que foi colocado dentro e pense que foi esperto em ver.
O caçador então afasta-se, certo de que seu tesouro está bem guardado.
O macaco vai serelepe e enfia sua mão no coco, ou cumbuca, agarrando o objeto ou fruta em seu interior, mas ao tentar tirar a mão vem a surpresa: não consegue!! Ao pegar o objeto ou fruta, faz com que sua mão fechada não passe mais pelo furo, e no desespero de escapar com o produto acaba sendo pego, pois não raciocina que soltando o produto conseguiria escapar.
Aqueles outros macacos que assistem a cena não sabem como acontece, mas sabem que enfiar a mão ali é problema. Por isso macaco velho não põe a mão em cumbuca. É esperto!!
Mas vamos um pouco mais além nessa expressão, algo que diria o guru indiano.
Às vezes a gente segura algo que não sabemos direito o que é, para que serve, quando iremos usar, se é que usaremos um dia, mas seguramos com todas as forças. A necessidade de ter esta determinada coisa – às vezes algo pequeno e inútil – faz com que terminemos prisioneiros dela.



.

3 comentários:

  1. Fantástica a estória, apenas deveria ter colocado a fonte do texto e dar os devidos créditos ao autor.

    © 2006 por George Ricker A.
    www.godlessinamerica.com/monkeytrap.html

    Cuidado com as armadilhas...

    ResponderExcluir
  2. Caro Jose Luiz, este texto eu ouvi no boca-a-boca e, assim como muitas "estórias" e lendas, não se sabe com certeza quem é o tal.. assim como ocorre com mula sem cabeça, ciranda cirandinha.. se vc fizer uma busca, verá como sendo lenda indiana, lenda tupi, lenda chinesa.. qual usar??
    Caso você ache uma fonte realmente confiável, fica aberto aqui o espaço..
    Abraços..

    ResponderExcluir
  3. muito legal eu vou tira dez no meu trabalho de escola

    ResponderExcluir