terça-feira, 29 de junho de 2010

Meninas de Sinhá

E aquela senhora dizia, pelo microfone, com sua foz suave, as suas lembranças sobre o que acontecia naqueles dias em que começara a cantar..
"Eu morava na rua, e não tinha uma fotografia.. e quanta vontade de ter uma fotografia, de ser alguém.. E eu fui crescendo, e ficando conhecida. Um dia, quando eu tiver dinheiro suficiente, eu vou tirar uma fotografia.. e finalmente serei alguém."

Relatava ainda sobre a amiga:
"Ela nunca foi a escola, mas fazia poesias maravilhosas,
ela escrevia assim, normal, e outra passava a limpo.."

É.. a fotografia e a poesia eram, para Pretinha, tudo que de melhor havia no mundo. E ela sabia que a fotografia também tinha poesia, era a poesia da luz, da imagem, era a poesia e o registro ao mesmo tempo, era passar por este mundo e não ser esquecida.. Mas ela não sabia fazer poesia, e fotografia ainda não tinha.. E agora?
Continuava a cantar, aos males a espantar.. e foi agora há poucos anos, que conseguiu a sua fotografia, e até uma música fez sobre o caso, de tanta alegria que tinha agora, de tanta emoção.. e assim cantou mostrando a todos a sua fotografia.. a sua fotografia em mãos:
"Agora eu sou alguém, e tenho minha fotografia, não é mentira não, olha aqui, não é mentira não.."
cantava ela, com um sorriso e lágrimas no rosto..  e quem assitia também!! Sorrisos e lagrimas...

(Maria da Conceição Paulo, a Pretinha, faz parte do grupo Meninas de Sinhá, que se apresentou em 27/06/2010 no Sesc Ipiranga, cantando cantigas de roda, contando causos e arrancando sorrisos e lágrimas de quem teve a honra de assistir.)

2 comentários:

  1. CLAP CLAP CLAP para o texto!!! essas meninas me encantam e me emocionam...quando eu crescer, quero ser assim... e falta pouco..mas..já "tá caindo fulô"!!!!!

    BEL

    http://bendita-escrita.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Bel,
    Seja bem vinda a esta humilde casa!!
    As Meninas realmente emocionam..
    Parabéns pelo seu blog!!

    ResponderExcluir